Saúde

Projeto institui a campanha de check-up feminino no SUS

14/02/2022 - 10:25  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado Alexandre Frota discursa no Plenário da Câmara. Ele tem barba e bigode grisalho, veste um terno preto e segura um papel
Frota lembra que descobrir doenças de forma tardia também gera impacto financeiro

O Projeto de Lei 23/22 institui a Campanha Check-up Feminino a ser desenvolvida no Sistema Único de Saúde (SUS) para orientação e prevenção de doenças. Conforme a proposta em análise na Câmara dos Deputados, serão objetivos da campanha:

  • a promoção de ações educativas sobre a importância da atividade física regular;
  • a conscientização sobre a necessidade de realização de exames periódicos, conforme recomendação médica;
  • a disponibilização de medição da pressão arterial de maneira acessível;
  • a orientação nutricional; e
  • a elaboração de exames laboratoriais para diagnóstico precoce de doenças.

"Para situações em que o diagnóstico precoce pode ser feito com eficácia por meio de uma rotina de exames de imagem em consultas preventivas, existe a grande possibilidade de descartar doenças ou, caso elas existam, que sejam descobertas ainda na fase inicial, diminuindo o prejuízo na qualidade de vida do paciente", destaca o autor da proposta, deputado Alexandre Frota (PSDB-SP).

"A endometriose é um exemplo da importância do diagnóstico precoce. Caso tenha o diagnóstico tardio, a doença pode causar prejuízos como a infertilidade na vida da mulher", completa. "Além de reduzir as chances de tratamento, devido sua gravidade, descobrir algumas doenças de forma tardia pode causar grande impacto financeiro na saúde nacional", acrescenta ainda.

O projeto autoriza o Poder Executivo a celebrar parcerias com a iniciativa privada para a realização de exames preventivos e periódicos e estabelece que o Executivo expedirá os regulamentos necessários para a execução da lei, caso aprovada. As despesas decorrentes da execução da medida correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 23/2022

Íntegra da proposta