Investimento em energia no Norte é tema de audiência
04/05/2006 - 19:38
As comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Minas e Energia realizarão, na terça-feira (9), audiência pública para esclarecer dúvidas sobre os investimentos do governo federal na área de energia.
No encontro, proposto pelos deputados Eduardo Valverde (PT-RO) e Miguel de Souza (PL-RO), deverá ser discutida também a construção da hidrovia na bacia do rio Madeira, em Rondônia. A realização da audiência foi aprovada ontem pela Comissão de Minas e Energia e já havia sido aprovada também na Comissão da Amazônia.
Navegação do rio Madeira
Durante a reunião, deverá ser debatido o Projeto Energético e de Navegação do Rio Madeira, elaborado a partir de estudos apresentados pelo Consórcio Furnas/Odebrecht. Segundo esses estudos, a geração de energia na região é de aproximadamente 7,41 mil MW, dos quais 3,58 mil MW são gerados no rio Santo Antônio e 3,9 mil MW, no rio Jirau.
O projeto ainda pretende possibilitar o escoamento de 25 milhões de toneladas de grãos e de 7 milhões de toneladas de insumos.
Integração
Segundo Miguel de Souza, a construção do projeto é importante para promover a integração de infra-estrutura energética e de transporte entre Brasil, Bolívia e Peru; e a interligação elétrica dos estado de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso ao Sistema Elétrico Interligado Brasileiro. Além disso, proporcionará o aumento da navegabilidade dos afluentes do rio Madeira e a possibilidade de expansão do agronegócio da região.
"O programa permite a criação do maior sistema hidroviário do mundo, pela interligação das bacias do rio Amazonas e do rio da Prata, possibilitando o desenvolvimento da vasta região central da América do Sul", diz Souza.
Participantes
Serão convidados para a audiência:
- o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau;
- a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva;
- o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros;
- o diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Mauro Barbosa da Silva;
- o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman;
- o diretor-presidente de Furnas Centrais Elétricas S/A, José Pedro Rodrigues de Oliveira;
- o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim; e
- o presidente da Associação dos Produtores de Energia Elétrica (Apine), Luiz Fernando Vianna.
O encontro será realizado às 15 horas, no plenário 15. Reportagem - Adriana Resende
Edição - Renata Tôrres
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR