Comissão rejeita volta da missão brasileira no Haiti
04/05/2006 - 19:27
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional rejeitou ontem o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1997/05, do deputado Babá (Psol-PA), que pretende obrigar o regresso imediato ao País do contigente militar da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). O projeto busca revogar o Decreto Legislativo 207/04, que autorizou o envio dos militares brasileiros.
O relator, deputado Nilson Mourão (PT-AC), argumenta em seu parecer pela rejeição que a Minustah está tendo êxito em propiciar as "condições político-diplomáticas para que o Haiti se estabilize". Mourão lembra que a missão obedece a uma decisão unânime do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e sustenta que ela está sendo útil para a reconstrução do processo democrático naquele país do Caribe.
Recentemente, o Haiti elegeu um novo presidente da República, René Preval, que obteve os votos da maioria absoluta dos haitianos.
Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será encaminhado para votação em plenário.
Saiba mais sobre a Minustah
Notícias anteriores
Câmara aprova R$ 1,4 bilhão para Educação, Saúde e Defesa
Ministro diz que missão no Haiti pode durar mais 6 meses
Parlamentares questionam permanência de tropas no Haiti
Deputados e senadores acompanham eleições do Haiti
Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR