Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão discute papel do parlamento no combate aos crimes cibernéticos

02/12/2021 - 08:27   •   Atualizado em 02/12/2021 - 08:27

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Tecnologia - geral - ciberataques crimes cibernéticos identidades hackers computadores virtual digital
A cada minuto, 54 pessoas são vítimas de crimes cibernéticos no Brasil

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados promove seminário nesta quinta-feira (2) sobre o papel do Parlamento brasileiro no combate aos crimes cibernéticos.

O evento será realizado às 14h30, no plenário 14, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.

O seminário atende requerimentos apresentados pelos deputados Bibo Nunes (PSL-RS) e Luis Miranda (DEM-DF).

Bibo Nunes lembra que, de acordo com pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve aumento de 70% nos registros de tentativa de golpe usando links com o nome dos bancos como isca para fisgar o consumidor e roubar dados.

Já Luis Miranda afirmou que, a cada minuto, 54 pessoas são vítimas de crimes cibernéticos no Brasil. "O mundo virtual é campo fértil para os pedófilos e também para hackers que limpam contas bancárias e devassam arquivos pessoais na web, em busca de algo que possa ser usado para extorquir o dono do computador", disse.

A  primeira mesa do seminário, terá como tema a "(In)existência do dilema segurança versus privacidade no combate aos crimes cibernéticos". A segunda mesa vai abordar o aumento dos crimes virtuais durante a pandemia, especialmente vazamentos e vendas de dados de pessoas físicas e jurídicas.

Veja a lista completa de convidados.

Da Redação – RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.