Meio ambiente e energia

CCJ aprova proposta que altera limites do Parque Nacional da Serra do Itajaí

Mudança vai permitir a implantação da barragem de contenção de cheias no rio Itajaí-Mirim

25/11/2021 - 12:34  

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Reunião Deliberativa. Dep. Darci de Matos PSD-SC
Deputado Darci de Matos, relator do projeto na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei 292/20, do Poder Executivo, que altera os limites do Parque Nacional da Serra do Itajaí, localizado na cidade de Botuverá (SC). O objetivo é permitir a implantação da barragem de contenção de cheias no rio Itajaí-Mirim. 

O relator na CCJ, deputado Darci de Matos (PSD-SC), apresentou parecer favorável ao texto, apenas com ajustes técnicos. Como a proposta tramitou em caráter conclusivo, poderá seguir ao Senado, a não ser que haja recurso para a análise pelo Plenário. 

Aumento da área
De acordo com o projeto, ficam excluídos da área do Parque Nacional da Serra do Itajaí 2,02 hectares, e serão incorporados 319,62 hectares, que totalizam um acréscimo de 317,60 hectares à área do parque.

Segundo a exposição de motivos do Ministério do Meio Ambiente, que acompanha a proposta, a finalidade do texto é “possibilitar a execução de obras de prevenção a desastres causados por enchentes, em área de grande vulnerabilidade e onde estão localizadas cidades muito populosas, como Rio do Sul, Blumenau e Itajaí”.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Reportagem – Paula Bittar
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta