Educação, cultura e esportes

Projeto cria programa de estímulo ao setor cultural após a pandemia

Pelo texto, o Programa Reflorescer da Cultura deverá contemplar atividades de caráter gratuito

17/08/2021 - 10:40  

Nilson Bastian/Câmara dos Deputados
Deputado André Figueiredo (PDT-CE)
André Figueiredo: setor foi um dos mais afetados pela pandemia

O Projeto de Lei 2627/21 determina ao poder público a criação do Programa Reflorescer da Cultura, para reaproximar a população dos movimentos culturais regionais e estimular a atividade cultural afetada pela pandemia de Covid-19. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, o programa será criado logo após o fim da emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, com as seguintes diretrizes: fortalecimento da identidade cultural regional, respeito à diversidade cultural, resgate e promoção das manifestações tradicionais e recuperação das atividades culturais sob risco de extinção.

O autor do projeto, deputado André Figueiredo (PDT-CE), afirma que o setor cultural foi um dos mais afetados pela pandemia, que paralisou atividades em museus, casas de espetáculos, teatros e cinemas, com forte impacto sobre projetos em andamento.

“Diante desse cenário de grave crise no setor, há um sério risco de que manifestações culturais importantes para a memória e identidade cultural do País venham a desaparecer”, disse o deputado. “Assim, entendemos que o setor cultural merece atenção especial do poder público nos próximos anos.”

O projeto estabelece que o Programa Reflorescer da Cultura deve contemplar atividades de caráter gratuito, sob a forma de apresentações públicas, oficinas e concursos culturais, seminários e outros eventos.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão firmar instrumentos de cooperação com a União para fins de adesão ao programa.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta