Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão aprova proposta que proíbe cancelamento ou suspensão de bolsas para pesquisa científica

10/11/2021 - 14:58   •   Atualizado em 10/11/2021 - 16:12

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Ciência E Tecnologia, Comunicação E Informática. Dep. Perpétua Almeida PCdoB-AC
Perpétua Almeida: interrupção ou redução dos valores das bolsas gera ineficiência

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2926/19, que proíbe os órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e à pesquisa de cancelar, interromper, cortar ou reduzir os valores das bolsas até o término da vigência de cada uma.

O parecer da relatora, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), foi favorável. “A interrupção, o cancelamento, o corte ou a redução dos valores das bolsas gera enorme ineficiência não apenas para a educação, mas para o ambiente de pesquisa e desenvolvimento científico no Brasil”, disse.

Segundo o autor da proposta, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), o objetivo é dar segurança e garantias aos professores e aos estudantes e à continuidade das pesquisas científicas. Ele lembrou que em 2019 o Ministério da Educação bloqueou 30% das verbas de universidades federais, provocando apreensão.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta