Campanha da Fraternidade sobre deficiente é homenageada
23/03/2006 - 15:21
A Câmara dos Deputados realizou hoje sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade de 2006. Com o tema "Fraternidade e pessoas com deficiência", o objetivo da campanha deste ano é alertar a sociedade para as dificuldades das pessoas com deficiência e estimular a adoção de mecanismos de integração. A campanha de divulgação nos meios de comunicação usa o lema "Levanta-te, vem para o meio!", extraída de trecho da Bíblia que retrata passagem de Jesus Cristo com um portador de deficiência (Mc 3,3).
Coerência e responsabilidade
Ao abrir a sessão, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, saudou a iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e lembrou que ela guarda coerência com a doutrina social da Igreja Católica, que desde a encíclica do Papa Leão XIII, em meados do século XIX, enfrenta os desequilíbrios resultantes do capitalismo. "O tema da campanha deste ano guarda enorme atualidade numa sociedade que cultiva o individualismo e os valores do consumo", enfatizou o presidente.
Portador de deficiência, o deputado Leonardo Mattos (PV-MG) chamou a atenção para a responsabilidade dos agentes políticos no atendimento das demandas desse segmento da sociedade. Mattos elogiou o trabalho desenvolvido pela rede de hospitais Sarah Kubitschek na reabilitação de pessoas com deficiência.
Dados sobre deficientes
O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) lembrou que o País tem cerca de 27 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, 14,4% do total da população, percentual que no Nordeste chega a 18%. No mundo, estima-se que 500 milhões pessoas tenham algum tipo de deficiência, boa parcela com deficiência mental. Presente a sessão, o ator Marcos Frota foi elogiado por Pellegrino por sua atuação em novela TV, onde interpretou o personagem cego Jatobá. "O personagem permitiu uma reflexão nacional sobre o preconceito, que é tão excludente quanto a própria deficiência", argumentou Pellegrino.
Estatuto
A deficiência provocada por atividades profissionais foi lembrada pela deputada Selma Schons (PT-PR), que ressaltou a exigência legal de reserva de vagas no serviço público e nas empresas com mais de 100 empregados. O desrespeito aos dispositivos legais também foi objeto do pronunciamento do deputado José Linhares (PP-CE) durante a homenagem. Linhares, que é padre, defendeu a aprovação imediata do Estatuto do Portador de Necessidades Especiais (PL 3638/00). A matéria está em discussão em comissão especial da Câmara e é relatada pelo deputado Celso Russomano (PP-SP).
Também na defesa da aprovação do Estatuto, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) disse que "é preciso ir além do discurso". Erundina lembrou que existe uma outra proposta em discussão na Câmara que isenta de tributos medicamentos e equipamentos para pessoas com deficiência.
Personagens de quadrinhos Reportagem - Cid Queiroz
A deputada Maninha (Psol-DF) felicitou a campanha por se somar ao esforço de conscientização da sociedade. Ela destacou, entre as iniciativas que concorrem para a superação do preconceito, os quadrinhos de Maurício de Souza, que trazem dois personagens infantis, um garoto cadeirante e uma menina cega, que conquistaram as crianças brasileiras.
Também compareceram à solenidade o vice-presidente CNBB, dom João Antônio Celso de Queiroz; o cardeal de Brasília, dom João Braz de Avis; e o secretário-executivo da Campanha da Fraternidade, cônego José Carlos Dias Toffoli.
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br