Política e Administração Pública

Comissão aprova proposta que amplia as receitas da Embrapa

Empresa poderá receber os recursos oriundos da transferência de tecnologias e do licenciamento de produtos e serviços que tenha criado

13/10/2021 - 10:59  

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Breves Comunicados. Dep. Sidney LeitePSD - AM
Sidney Leite: recursos serão importantes para a Embrapa

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5999/19, do Senado, pelo qual a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) poderá receber os recursos oriundos da transferência de tecnologias e do licenciamento de produtos e serviços que tenha criado.

Foi aprovado o parecer do relator, deputado Sidney Leite (PSD-AM). “A proposta contribuirá para que a Embrapa continue desenvolvendo e transferindo tecnologias para os setores agropecuário e florestal, promovendo o desenvolvimento econômico e gerando divisas para o País”, disse o relator.

“O fato de o Brasil ser considerado referência em ciência e tecnologia para a agricultura tropical, bem como um dos principais produtores de alimentos do mundo, se deve, em grande medida, às pesquisas da Embrapa”, comentou.

O texto altera a Lei 5.851/72, que criou a Embrapa, e determina também que o dinheiro obtido seja aplicado exclusivamente em pesquisas. Atualmente, não existem mecanismos jurídicos que permitam a essa estatal ficar com as receitas oriundas da transferência de tecnologias e dos licenciamentos comerciais.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Já foi aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei. 

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta