Política e Administração Pública

Região serrana do Rio poderá ter universidade federal

22/02/2006 - 17:05  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6354/05, do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que autoriza o governo federal a implantar a Universidade Federal da Região Serrana, com sede em Petrópolis (RJ). Para o deputado, a nova universidade "ampliará as oportunidades de oferta de ensino superior gratuito aos estudantes da região, que necessitam se deslocar para outros centros, se quiserem receber tal benefício", já que não existe universidade pública nas redondezas.
De acordo com o projeto, a Universidade Federal da Região Serrana vai "ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, com ênfase no desenvolvimento regional". Picciani prevê que a instituição vai promover na região a difusão do "conhecimento científico e tecnológico necessários ao desenvolvimento, à prosperidade e ao bem-estar".

Tramitação
O PL 6354 tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6354/2005

Íntegra da proposta