Saúde

Comissão discute prevenção ao suicídio e à automutilação

30/09/2021 - 08:12  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Congresso recebe iluminação especial pela campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre a prevenção do suicídio
Setembro Amarelo: campanha de prevenção ao suicídio começou em 2015 no Brasil

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (30) para discutir políticas de prevenção ao suicídio e à automutilação.

O debate atende a requerimento da deputada Liziane Bayer (PSB-RS), subscrito por Rejane Dias (PT-PI), Carla Dickson (Pros-RN), Dr. Zacharias Calil (DEM-GO), Vivi Reis (Psol-PA) e Aline Gurgel (Republicanos-AP).

Liziane afirma que a pandemia de Covid-19 agravou os problemas de saúde mental na população brasileira e que o governo tem de implementar ações com o intuito de evitar a automutilação e o suicídio – manifestações mais graves das doenças da mente.

"É fundamental instruir a sociedade acerca dessa responsabilidade do Estado, bem como muni-la de conhecimento para que, juntamente com o Poder Público, consiga auxiliar familiares e amigos que estão em profundo sofrimento", diz a parlamentar.

Foram convidados para o evento:
- a representante do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Andrea Chaves;
- a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Comitê Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio do Rio Grande do Sul, Andreia Novo Volkmer;
- o psiquiatra Christian Kieling; e
- integrantes dos ministérios da Saúde; da Cidadania; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 6. O público poderá acompanhar a discussão ao vivo e enviar perguntas aos participantes por meio do portal e-Democracia.

Da Redação – MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.