Ciência, tecnologia e Comunicações

Projeto aprova acordo de cooperação científica e tecnológica assinado com Israel

Texto prevê a criação de comitê responsável por planejar e indicar áreas prioritárias da cooperação

01/10/2021 - 19:35  

ra2estudio/DepositPhotos
Comunicação - internet - conectividade conteúdos tecnologia smarthphones tablets celulares redes sociais interação interatividade nuvem e-mail navegação conhecimento virtual
Acordo também regula as modalidades de cooperação e a entrada de pessoal e equipamento em cada país

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 233/21 aprova o texto do acordo de cooperação em ciência e tecnologia assinado entre os governos brasileiro e de Israel em 2019. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O objetivo do acordo, segundo o governo, é facilitar o intercâmbio entre instituições científicas e tecnológicas dos dois países. Também permitirá a realização de atividades conjuntas, em pesquisa básica e aplicada, incluindo o lançamento de chamadas para projetos.

O texto prevê a criação de um comitê diretor, responsável pelo planejamento, indicação de áreas prioritárias da cooperação, monitoramento e avaliação das atividades bilaterais de C&T. O comitê terá reuniões regulares, presenciais ou virtuais.

O acordo regula ainda as modalidades de cooperação, financiamento, entrada de pessoal e equipamento em cada país, propriedade intelectual, troca de informações de pesquisa e solução de controvérsias.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDL 233/2021

Íntegra da proposta