Educação, cultura e esportes

Comissão aprova dispensa de autorização de confederações para corridas de rua

25/08/2021 - 17:48  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Breves Comunicados. Dep. Luiz LimaPSL - RJ
Luiz Lima: é preciso estimular a prática de esportes

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2118/21, que revoga a exigência de autorização expressa de confederações ou outras entidades para a realização de corridas de rua e outras competições desportivas, inclusive treinos, em vias abertas à circulação.

O colegiado acolheu o parecer favorável do relator, deputado Luiz Lima (PSL-RJ). “Se pretendemos estimular a prática de atividades desportivas, até mesmo porque é ditame constitucional, revogar a necessidade de autorização de uma confederação nos parece uma medida válida”, afirmou o parlamentar.

O texto aprovado altera o Código de Trânsito Brasileiro. Além de autorização das entidades desportivas, essa norma determina que as eventuais competições só serão realizadas em ruas, avenidas e estradas mediante permissão da autoridade de trânsito responsável.

“Ao estabelecer tal condicionante, especialmente em lei dedicada às regras de trânsito, cria-se uma barreira à execução de eventos desportivos, já que eleva o nível de burocracia”, disse o autor, deputado Pedro Vilela (PSDB-AL).

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada ainda pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta