Relações exteriores

CCJ aprova cooperação técnica entre Brasil e Líbano

01/02/2006 - 18:55  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem o texto do Acordo de Cooperação Técnica entre o Brasil e o Líbano celebrado em Beirute (capital libanesa) em 4 de dezembro de 2003. O acordo abrange as áreas de agricultura, comércio e investimentos, cooperação para o desenvolvimento, educação, energia, fortalecimento institucional, indústria, meio ambiente e recursos naturais, extração mineral, pequenas e médias empresas, saúde e transporte e comunicações.

Público e privado
O relator da matéria na comissão, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), chama a atenção para a exposição de motivos do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O documento ressalta que a cooperação técnica poderá envolver instituições do setor público e privado, assim como organizações não-governamentais de ambos os países. Para tanto, poderão ser convocadas reuniões entre as partes, quando necessário, para assegurar a implementação do acordo.
Biscaia observa que o texto está em consonância com as normas constitucionais e com os princípios do ordenamento jurídico em vigor no País. Por isso, recomendou o voto pela constitucionalidade, juridicidade e pela boa técnica legislativa do Projeto de Decreto Legislativo 1999/05, que encaminhou o acordo.

Tramitação
O projeto tem regime de urgência e ainda será analisado pela Comissão de Finanças e Tributação, antes de ser votado pelo Plenário.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.