Projeto regulamenta o exercício da profissão de executivo de futebol
14/08/2020 - 14:43

O Projeto de Lei 7396/17 regulamenta a profissão de executivo de futebol no País. Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados, esse profissional é o que desenvolve atividades relacionadas ao futebol de base e profissional, representando o clube em entidades desportivas e supervisionando a documentação de atletas e os departamentos de futebol dos clubes.
A proposta estabelece como deveres do executivo de futebol, entre outras: zelar pela conduta ética, leal e transparente; promover relação de confiança recíproca com o treinador; respeitar as diretrizes do trabalho definidas pelo clube; incentivar a implantação, pelo time, de manual de conduta para o atleta; e evitar se relacionar com a torcida e se manifestar por redes sociais sobre assuntos relativos às suas atribuições.
“Com o desenvolvimento e o aprimoramento da gestão dos clubes, surgiu a profissão do executivo de futebol. Em razão da importância cultural do futebol para o cidadão brasileiro e visando à proteção e valorização desses profissionais, propormos que a atividade seja regulamentada por lei”, explica o autor, deputado Alex Manente (Cidadania-SP).
Por fim, o texto permite que os executivos de futebol se organizarem em associações profissionais e sindicatos.
Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões do Esporte; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem - Murilo Souza
Edição - Marcelo Oliveira