Projeto cria rota turística entre Belém e Bragança, no Pará
02/08/2021 - 09:44

O Projeto de Lei 394/20 cria a Rota Turística Histórica Belém-Bragança, um roteiro de 223 quilômetros percorrendo 13 municípios paraenses, acompanhando o antigo trajeto da Estrada de Ferro Bragança (EPB). O objetivo é promover o desenvolvimento social, cultural e econômico da região.
A proposta, do deputado Celso Sabino (PSDB-PA), está tramitando na Câmara.
Conforme lembra Sabino, a Estrada de Ferro Bragança funcionou por 82 anos, desde 1883, e ligou Belém ao nordeste do Pará. “Nos tempos áureos do ciclo da borracha, do fim do século 19 ao começo do século 20, organizaram-se colônias agrícolas – embriões das atuais cidades da rota – que abasteciam Belém de gêneros alimentícios. Era pela EFB que se escoava a produção agrícola da região, o que permitiu o povoamento dessa parcela da Amazônia Atlântica”, explicou.
Ainda segundo o autor, o roteiro que se pretende oficializar permitirá ao viajante encontrar paisagens que guardam relíquias e patrimônios históricos e culturais, como estruturas remanescentes de estações, pontes e trilhos da estrada de ferro. “Ao mesmo tempo, oferece a oportunidade ao turista de conhecer recantos onde é possível mergulhar em belos igarapés, rios e praias”, diz Celso Sabino.
Pela proposta, seriam abrangidos pela rota os municípios paraenses de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Castanhal, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua e Bragança, congregando atividades de turismo urbano e rural.
A estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos da rota receberiam apoio dos programas oficiais voltados para o fortalecimento do turismo regional.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Noéli Nobre
Edição - Natalia Doederlein