Educação, cultura e esportes

Comissão debate Política Nacional de Alfabetização

18/08/2021 - 08:19  

Cláudio Neves/Portos do Paraná
Vista de cima de uma mesa onde estão sentadas várias crianças fazendo tarefas escolares
Relatório apontou que PNA é incompatível com a base curricular

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os trabalhos do  Ministério da Educação (MEC) promove debate nesta quarta-feira (18) sobre a Política Nacional de Alfabetização (PNA).

A deputada Tabata Amaral (PDT-SP), que solicitou o debate, explica que, em julho de 2021, o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) produziu um parecer técnico sobre a Política Nacional de Alfabetização, a fim de verificar compatibilidades com a Base Nacional Comum Curricular ([BNCC) e os impactos dela em programas como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Conta pra Mim, o Tempo de Aprender e demais avaliações.

“As conclusões desse minucioso parecer são preocupantes: observam-se  incompatibilidades técnicas da PNA com princípios norteadores da BNCC. Além disso, evidenciam que a PNA tem preferência por um único método, desconsiderando assim a multiplicidade de concepções, metodologias e de práticas pedagógicas que fazem parte do processo de alfabetização e que são defendidos pela BNCC e pela  LDB”, afirma Tabata.

Foram convidados:
- a diretora-executiva do Instituto Reúna, Kátia Stocco Smole;
- a coordenadora de Programas e projetos de Alfabetização do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Junqueira; e
- o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia.

O Ministério da Educação foi convidado mas não mandará representante.

O debate será realizado às 13 horas, no plenário 8, e os interessados poderão acompanhar a discussão e participar pela internet.

Assista também no YouTube.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.