Política e Administração Pública

Projeto propõe plebiscito para criar estado do Rio Doce

19/01/2006 - 08:49  

O Projeto de Decreto Legislativo 2036/05, do deputado João Magalhães (PMDB-MG), propõe um plebiscito em Minas Gerais sobre a criação do estado do Rio Doce.
O estado do Rio Doce teria 188 municípios, dos quais 20 seriam da macrorregião da Mata, 102 da macrorregião do rio Doce e 66 da macrorregião do Vale do Jequitinhonha/Mucuri.
O autor do projeto lembra que Minas Gerais é uma das maiores unidades da Federação (cerca de 583 mil km²), atrás apenas de Amazonas, Pará e Mato Grosso. A população, de 17,891 milhões de habitantes, está distribuída em 853 municípios, divididos em dez macrorregiões. Magalhães ressalta que essas cidades apresentam grandes diferenças ambientais, econômicas, sociais e culturais entre si. "Se, por um lado, essa grande extensão territorial mineira proporciona riqueza e diversidade de recursos naturais, econômicos e humanos, não há como negar que pode igualmente dificultar a integração de sua economia e a interiorização da ação governamental", explica.

Desenvolvimento
Segundo o deputado, uma acentuada distância entre o centro administrativo de um estado e alguns municípios pode impedir a efetiva participação do governo estadual nesses locais e impedir seu crescimento. "Estou convicto de que a criação de um novo estado seria a única maneira de eliminar as dificuldades para o desenvolvimento dessas regiões, possibilitando o seu crescimento. Com isso, ganha também o povo mineiro, uma vez que teremos nossa atuação política reforçada nos centros de decisão", salienta.

Tramitação
Sujeita à votação em Plenário, a proposta será analisada pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Adriana Resende
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 2036/2005

Íntegra da proposta