Meio ambiente e energia

Cancelado debate sobre o funcionamento de Centro de Biotecnologia da Amazônia

11/08/2021 - 08:00  

CBA/Divulgação
Sede do Centro de Biotecnologia da Amazônia, em Manaus
Sede do Centro de Biotecnologia da Amazônia, em Manaus

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados cancelou a audiência pública que realizaria nesta quarta-feira (11) para avaliar o funcionamento do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

O centro foi construído com recursos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e "possui uma estrutura física e laboratorial que está entre as mais completas e bem equipadas do mundo", afirma o deputado Sidney Leite (PSD-AM), que propôs a realização do debate.

"São 12 mil m² de área construída, 26 laboratórios, central de produção de extratos, instalações para incubação de empresas, alojamentos para pesquisadores e instalações de apoio administrativo e à pesquisa", enumera o deputado.

O objetivo da instituição é criar alternativas econômicas mediante a inovação tecnológica para o melhor aproveitamento econômico e social da biodiversidade amazônica de forma sustentável, como o uso de fibras naturais e de micro-organismos para tratamento de resíduos.

O centro também busca inserir as populações tradicionais da Amazônia na economia regional e atrair novos investimentos para a região.

A comissão não marcou nova data para discutir o assunto.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.