Amazônia poderá ter universidade pública de excelência
16/01/2006 - 09:32
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6098/05, do deputado Lupércio Ramos (PMDB-AM), que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Pública de Excelência da Amazônia (Upea). De acordo com a proposta, a sede da reitoria da Upea será em Brasília (DF) e haverá vice-reitorias e campi em todos os estados da Amazônia, além de faculdades nos municípios com população superior a 70 mil habitantes. Para Lupércio Ramos, a criação de uma universidade voltada para a pesquisa, o estudo e a formação de técnicos especializados na floresta Amazônica constitui uma necessidade urgente.
O autor do projeto argumenta que, até o momento, o Brasil investiu muito pouco em pesquisa e desenvolvimento científicos na região amazônica. Para Ramos, o modelo econômico colocado em prática na Amazônia tem ignorado as necessidades das comunidades locais e a diversidade dos inúmeros ecossistemas amazônicos. "Nosso propósito é criar uma universidade que promova estudos científicos e tecnológicos visando a um bom aproveitamento das riquezas naturais da floresta", reforça. O deputado explica que todos os programas e pesquisas desenvolvidos terão de ser compartilhados com a sociedade local e com outros pesquisadores brasileiros.
Busca de soluções
Um dos objetivos da Upea é impulsionar a formação de profissionais direcionados à busca de soluções para os problemas econômicos, sociais, ecológicos e tecnológicos da Amazônia. A nova universidade deverá contribuir para a preservação de conhecimentos tradicionais das populações amazônicas sobre os recursos da biodiversidade, para o combate ao desmatamento e ao comércio ilegal dos produtos da floresta e para a valorização e o uso sustentável dos recursos naturais da região.
"É o aproveitamento econômico e coordenado da chamada sociobiodiversidade que colocará o País em boa posição na economia global, pois hoje o grande propulsor do desenvolvimento industrial é a capacidade de gerar, acessar e rapidamente organizar novos conhecimentos", defende Lupércio Ramos.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, vai ser analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Amazonas poderá ter região integrada de turismo
Proposta prevê criação de duas universidades em Rondônia
Reitores consideram universidade estratégica para Amazônia
Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Sandra Crespo
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.