Relações exteriores

Acordo prevê cooperação com EUA em projetos de pesquisa e desenvolvimento militar

Texto regula temas como gerenciamento de pesquisas e transferência de tecnologias a terceiros

17/08/2021 - 11:47  

O Projeto de Decreto Legislativo 254/21 ratifica os termos de acordo firmado entre o Brasil e os Estados Unidos na área de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia militar. O acordo foi assinado em março de 2020 e depende da aprovação pelo Congresso Nacional para entrar em vigor.

A mensagem (447/20) enviada pelo Poder Executivo destaca que, “ao facilitar o financiamento de pesquisa e desenvolvimento no campo militar, o acordo contribuirá para o estabelecimento de novo patamar de relacionamento entre as Forças Armadas dos dois países”.

Os EUA já mantém acordos similares com Alemanha, França, Índia, Itália, Israel, Singapura e Suécia.

O texto define termos gerais para o início, a condução e o gerenciamento de pesquisas básicas e avançadas e para o desenvolvimento de componentes, protótipos, sistemas de engenharia e de fabricação de artigos militares.

São também regulados pelo acordo a divulgação e o uso de informações, visitas a instalações, a venda e a transferência de tecnologias a terceiros, responsabilidades das partes e outros assuntos como tarifas alfandegárias, impostos e solução de controvérsias.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para discussão e votação no Plenário.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDL 254/2021

Íntegra da proposta