Educação, cultura e esportes

CCJ aprova projeto que institui o Dia Nacional da Natação

Objetivo, segundo o autor da proposta, é divulgar os benefícios da natação, assim como incentivar sua prática

15/07/2021 - 15:06  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado Luiz Lima no plenário da câmara
Luiz Lima: natação é considerada o esporte mais completo de todos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5514/19, que cria o Dia Nacional da Natação, a ser celebrado anualmente no dia 2 de agosto. A proposta, por ter tramitado em caráter conclusivo, poderá seguir diretamente para o Senado, a não ser que haja recurso para a análise pelo Plenário.

De acordo com o autor do projeto, deputado Luiz Lima (PSL-RJ), o objetivo da criação da data é “​​divulgar os benefícios do esporte em geral e, em particular, da natação, incentivar sua prática e comemorar as grandes conquistas da natação na história esportiva brasileira”.

“A natação é considerada o esporte mais completo de todos. Isso se dá porque, além de trabalhar a capacidade cardiorrespiratória de forma constante e ritmada, ela promove o movimento de todos os músculos do corpo de forma equilibrada, ao contrário de outras modalidades esportivas que exigem esforço concentrado em um subgrupo de músculos, como, por exemplo, o futebol”, destaca o parlamentar.

O relator, deputado Daniel Freitas (PSL-SC), apresentou parecer favorável.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Paula Bittar
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta