Educação, cultura e esportes

Proposta exige manifestação prévia do Ministério Público para eventual fechamento de escolas no campo

01/02/2021 - 12:21  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado Zé Carlos discursa no Plenário da Câmara
Zé Carlos diz que falta fiscalização

O Projeto de Lei 2111/15 exige manifestação prévia do Ministério Público para o fechamento de escolas rurais, quando a medida for definitiva ou se der por prazo superior a um mês. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Atualmente, o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas será precedido de manifestação do órgão do sistema de ensino, que considerará a justificativa da Secretaria de Educação, o impacto da ação e a posição comunidade escolar.

“Havia 103,3 mil escolas na área rural em 2003, ante 70,8 mil em 2014, o que dava uma média de fechamento de oito por dia”, disse o autor, deputado Zé Carlos (PT-MA). “O problema está na falta de fiscalização, pois a alegação, pelos municípios, de que faltam alunos ou verbas tem sido largamente utilizada.”

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2111/2015

Íntegra da proposta