Trabalho aprova gestão municipal do Parque da Tijuca
25/11/2005 - 18:05
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou, na última quarta-feira (23), a municipalização da gestão do Parque Nacional da Tijuca, como sugerido pelo Projeto de Lei 1207/03, do deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ).
O parque tem 3,2 mil hectares, está localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro e a divide em Zona Norte e Zona Sul. É uma das unidades de conservação federal mais antigas do País.
Importância do local
O relator da matéria na comissão, deputado Leonardo Picciani (PMBD-RJ), recomendou a aprovação da proposta. Ele destacou a importância do parque como local de lazer para os habitantes do Rio de Janeiro, citando sua localização privilegiada no centro de um núcleo urbano com milhões de habitantes.
Para Picciani, o parque configura um ecossistema de interesse prioritariamente local, o que dá à área um caráter particular que a distingue de todas as demais unidades de conservação do País.
Normas ambientais
O relator explica que o projeto, ao mesmo tempo em que municipaliza a gestão do Parque Nacional da Tijuca, assegura a participação de representantes dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), de organizações da sociedade civil e do Ministério Público no Conselho Consultivo que administrará o local. Além disso, segundo Picciani, o texto prevê a observância obrigatória das normas ambientais.
A exemplo do autor do projeto, o relator lembra que a gestão local de uma unidade de conservação não é novidade, pois o mesmo já aconteceu com a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São Bartolomeu, que é gerida pelo governo do Distrito Federal.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
CCJ aprova ampliação do Parque Nacional de Brasília
Comissão aprova ampliação do parque de Jericoacoara
Projeto suspende criação de parque no Espírito Santo
Meio Ambiente aprova demarcação de parque catarinense
Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Rejane Oliveira
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.