Comissão externa avaliará crise ambiental no Rio
25/11/2005 - 16:12
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai pedir à Presidência da Câmara a criação de uma comissão externa para acompanhar a situação ambiental da Reserva do Tinguá; da região de Saquarema e da Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro. A sugestão é do deputado Babá (Psol-PA), cujo requerimento foi aprovado na última quarta-feira (23).
O objetivo da comissão, segundo o parlamentar, é iniciar um diálogo com os órgãos competentes pela fiscalização ambiental dessas regiões para impedir sua destruição e evitar que a população local sofra os prejuízos decorrentes dos estragos ambientais. "Temos também a preocupação de evitar catástrofes maiores, como as que vêm ocorrendo em alguns países da América Central e Ásia", afirmou.
Descaso ambiental
A Lagoa de Saquarema, de acordo com Babá, está sendo assoreada e poluída, com o despejo de esgoto sem tratamento, o que causa a extinção de várias espécies de peixes. Além disso, a exploração da areia de forma irregular causou danos irreparáveis ao meio ambiente. Já a região da Baía de Sepetiba, de acordo com o parlamentar, não conta com serviços de coleta de resíduos sólidos, correndo o risco de se tornar poluída como a Baía da Guanabara. Ele salientou que a reserva biológica do Tinguá tem sofrido ocupação degradante e exploração predatória, apesar de representar uma das mais significativas áreas de fauna e flora brasileira.
O deputado considera os problemas ambientais do Rio de Janeiro um reflexo do descaso e da falta de políticas públicas direcionadas à proteção ambiental e educação da população.
Ainda não foi definida a data para realização da audiência. Da Redação/PCS
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR