Política e Administração Pública

Comissão retoma debate sobre adoção de cédulas físicas em eleições e plebiscitos; acompanhe

08/06/2021 - 14:24  

Fernando Frazão/Agência Brasil
Eleições - Eleição 2020 - eleições municipais - votação - zona eleitoral - eleitor - eleitores
Eleitora em cabine de votação durante eleições municipais

A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, sobre o voto impresso, promove nova audiência pública nesta terça-feira (8) sobre a adoção de cédulas físicas para eleições, plebiscitos e referendos.

O debate foi sugerido pelos deputados Paulo Ganime, Bia Kicis e Pompeo de Mattos (PDT-RS) e acontece no plenário 2, a partir das 14 horas.

Assista pelo YouTube

Nesta segunda-feira (7), especialistas em segurança digital ouvidos pelo colegiado apresentaram sugestões para aumentar a confiança do eleitor brasileiro nas urnas eletrônicas. Além do voto impresso em papel e do uso de assinatura digital como mecanismos para atestar a integridade de cada voto, eles sugeriram que o sistema eleitoral seja auditado por órgãos ou empresas não vinculados aos Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Debatedores
Nesta terça, serão ouvidos a coordenadora-geral da Transparência Eleitoral Brasil, Ana Claudia Santano; o cofundador do Instituto Liberdade Digital, Diogo Rais; o advogado especialista em governança e compliance Daniel Lança; e o CEO do Grupo MSA, Sérgio Osvaldo Angelini.

Da Redação - AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.