Política e Administração Pública

Novas testemunhas de defesa de Daniel Silveira são ouvidas no Conselho de Ética

Testemunhas falaram em processo no qual ele é acusado de ameaçar, “com tiro no peito”, militantes antifascistas

01/06/2021 - 20:34  

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Apresentação de Plano de Trabalho e oitivas de testemunhas. Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)
Daniel Silveira nega que tenha feito ameaças

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara também ouviu nesta terça-feira (1) duas testemunhas indicadas pelo deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) em processo no qual é acusado de ameaçar, “com tiro no peito”, militantes antifascistas por meio da rede social Twitter, em maio de 2020.

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) é relatora da denúncia por quebra de decoro (REP 8/21), assinada pelos partidos Rede, Psol e PSB. Daniel Silveira nega as acusações. Em prisão domiciliar após ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), ele responde a outros processos no Conselho de Ética.

“Não posso admitir uma calúnia ao vivo. Para mim, é inegociável a comissão proferir palavras como seu eu tivesse proferido ameaças. A narrativa de ameaça não existe e isso, sim, é uma calúnia.”

Depoimentos
Na reunião, o estudante de direito João Daniel Silva disse que viu o vídeo em que Daniel Silveira teria feito ameaças, mas que não reconheceu ali nenhuma ameaça. “Ele não ameaçou ninguém. A afirmação é equivocada e falaciosa. Eu vi o vídeo completo”, afirmou.

Em diversos momentos, João Daniel Silva discutiu com Professora Rosa Neide, a quem acusou de fazer perguntas tendenciosas. “Como relatora, estou aqui para colher informações das testemunhas”, rebateu a parlamentar.

Por sua vez, o procurador de Justiça do estado do Ministério Público do Rio de Janeiro Marcelo Rocha Monteiro disse não poder responder a perguntas de Rosa Neide por não ter conhecimento de que Daniel Silveira tenha feito ameaças. Monteiro afirmou, por outro lado, que existem ameaças justificadas, no caso, por exemplo, de legítima defesa.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.