Saúde

Projeto cria conselho consultivo de saúde na pandemia de Covid-19

Proposta já aprovada pelo Senado pretende coibir a tomada de decisões pelo governo sem um parecer técnico desse colegiado

02/06/2021 - 12:07  

Raphael Alves/Amazônia Real
Saúde - Coronavírus - pandemia - Covid-19 - Manaus tem capacidade de atendimento a pacientes esgotada - Segunda onda de covid - 19 em Manaus
Projeto pretende comprometer governo com orientações técnicas na saúde

O Projeto de Lei 1169/21, do Senado, cria um conselho consultivo de saúde para auxiliar a tomada de decisões sobre o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

A proposta altera a Lei 13.979/20, que trata de medidas emergenciais, como isolamento social, quarentena e a vacinação obrigatória. Atualmente, essa norma já prevê que as medidas sejam tomadas com base em evidências científicas e análises sobre informações estratégicas em saúde.

Conselho consultivo
O texto do Senado exige a oitiva prévia de “órgãos colegiados especializados” e estabelece que caberá ao Poder Executivo regulamentar a criação de um conselho consultivo de saúde para emitir pareceres técnicos sobre a pandemia. O projeto não especifica quem o conselho vai auxiliar.

Segundo a autora, senadora Rose de Freitas (MDB-ES), as eventuais decisões políticas tomadas sem seguir essas determinações ficam comprometidas e podem gerar contestação, anulação e responsabilização dos agentes públicos.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Da Reportagem - RM
Edição – Roberto Seabra
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1169/2021

Íntegra da proposta