Saúde

Comissão aprova criação de sistema de informações sobre a doença de Alzheimer

Relatora afirma que o envelhecimento da população aumentará a incidência do mal de Alzheimer e argumenta que um sistema integrado de informações facilitará a ação do sistema de saúde

26/05/2021 - 11:06  

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Deputada Silvia Cristina (PDT-RO)
Silvia Cristina: medida aumentará possibilidades de ação do sistema de saúde

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26), o Projeto de Lei 4309/12, do Senado, que obriga o Poder Executivo a criar um sistema integrado de informações sobre a doença de Alzheimer.

O texto inclui a medida na Lei 10.216/01, que trata da proteção e dos direitos de pessoas portadoras de transtornos mentais.

O parecer da relatora, deputada Silvia Cristina (PDT-RO), foi favorável à proposta, do ex-senador Eduardo Amorim (SE). Segundo ela, o envelhecimento da população brasileira trará consequências como a maior incidência de doenças neurodegenerativas, entre elas o mal de Alzheimer, a modalidade mais frequente de demência.

"Para aumentar as possibilidades de ação do sistema de saúde, será de extrema valia a existência de um sistema integrado de informações", avaliou a deputada.

A doença de Alzheimer é caracterizada pela perda progressiva das funções cognitivas, especialmente a memória de curto prazo. Até o momento, não há tratamento eficaz para tratar ou, ao menos, retardar significativamente o avanço da doença.

Tramitação
O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta