Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara aprova título de herói da Pátria para Santos Dumont

16/11/2005 - 13:07  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou no último dia 8 o Projeto de Lei 1711/03, do Senado, que inscreve o nome de Alberto Santos Dumont no Livro dos Heróis da Pátria. A proposta obteve o apoio do relator, deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG).
Santos Dumont, considerado o Pai da Aviação, realizou o primeiro vôo no dia 23 de outubro de 1906, em Paris, ao pilotar a aeronave 14-Bis, por ele projetada. A Lei 7243/84 proclama Santos Dumont patrono da Aeronáutica brasileira e reconhece oficialmente suas ações como referencial para a aviação nacional.

Livro
O Livro dos Heróis da Pátria encontra-se em Brasília, no Panteão da Pátria, localizado na praça dos Três Poderes. O Panteão foi construído em 1986, em homenagem ao ex-presidente Tancredo Neves. Nele estão inscritos nomes como os de Tiradentes, Marechal Deodoro da Fonseca, Zumbi dos Palmares, D. Pedro 1º, Plácido de Castro e Duque de Caxias. O nome de Santos Dumont aguarda o fim da tramitação, assim como o de Frei Caneca, Getúlio Vargas, Padre Anchieta, Barão do Serro Azul, José Bonifácio, Osvaldo Cruz, Vital Brasil, Carlos Gomes, Joaquim Nabuco, Chico Mendes e Ana Néri, entre outros.

Tramitação
O projeto tramitou em caráter conclusivo. Como o texto foi aprovado com emenda na Comissão de Educação e Cultura, ainda voltará ao Senado.
A emenda aprovada acrescenta ao livro a expressão "Marechal-do-Ar", que será citada antes do nome de Santos Dumont.

Notícias anteriores:
Câmara aprova critérios para Livro de Heróis da Pátria
Educação aprova título de herói da Pátria a Santos Dumont

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.