Câmara aprova avaliação periódica das escolas privadas
14/11/2005 - 18:54
A Câmara aprovou na última quinta-feira (10) o Projeto de Lei 4927/01, do deputado Ivan Valente (Psol-SP), que exige avaliação periódica, pelo poder público, de qualidade de ensino nas instituições privadas. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) acatou o texto de forma conclusiva.
A CCJ aprovou o projeto nos termos de substitutivo elaborado pela relatora, deputada Iara Bernardi (PT-SP), que nada altera a proposta quanto ao mérito, limitando-se a fazer modificações referentes à técnica legislativa.
O texto, que mexe em dispositivo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) -Lei 9394/96-, já havia sido aprovado antes pela Comissão de Educação e Cultura.
Garantia de qualidade
De acordo com o deputado Ivan Valente, o objetivo do projeto é "sintonizar o sentido e o espírito das exigências da LDB com a prática real dos sistemas de ensino, tendo em vista a incontornável exigência de que ao poder público cabe agir para garantir qualidade de ensino".
A redação atual da LDB, na avaliação do parlamentar, tem levado a uma prática em que parte expressiva dos sistemas de ensino limita-se a autorizar o funcionamento desses estabelecimentos, deixando de realizar a competente e periódica avaliação de qualidade.
Tramitação
O projeto segue agora para análise do Senado Federal.
Notícias anteriores:
Educação aprova inclusão de novos temas em currículo
LDB pode prever mais integrantes na carreira do magistério
Avaliação mais abrangente para educação é aceita
Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Sandra Crespo
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR