Envenenamento no Piauí será debatido por comissão
11/11/2005 - 17:53
As denúncias sobre envenenamento de trabalhadores por agrotóxicos utilizados no plantio de soja no estado do Piauí vão ser tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A comissão aprovou, no último dia 9, requerimento do deputado João Alfredo (Psol-CE) para a realização do debate. A denúncia sobre o envenenamento foi feita pela Federação dos Trabalhadores Rurais do estado (Fetag).
A audiência está marcada para o dia 22 de novembro, às 14 horas, no plenário 8.
Situação local
João Alfredo afirmou que o temor de que a situação se agrave na região exige uma ação em âmbito federal. Os impactos ambientais se ampliam cada vez mais e atingem regiões próximas, completou o deputado.
De acordo com a Fetag, o maior número de mortes de trabalhadores ocorreu no período de um ano no município de Ribeiro Gonçalves. A federação denuncia ainda que há muito tempo os trabalhadores da região são vítimas de cegueira e outras doenças. Além disso, as águas dos rios localizados nos limites dos municípios estão contaminadas.
Participantes Da Redação/SC
Serão convidados para a audiência representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente. Também deverão participar o secretário estadual de Meio Ambiente do Piauí, Dalton Macambira; o delegado regional do Trabalho do Piauí, Francisco Luiz Lima; o diretor de Política Salarial da Fetag do Piauí, Anfrisio de Moura Neto; e o representante das vítimas do município de Ribeiro Gonçalves, Jurandir Paes Landim.
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.