Audiência vai debater denúncia sobre óleo com transgênico
10/11/2005 - 20:20
As comissões de Defesa do Consumidor, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vão realizar audiência pública para analisar denúncia da organização não-governamental Greenpeace de que duas multinacionais estariam colocando à venda nos supermercados brasileiros, sem identificação na rotulagem, óleo comestível com mais de 1% de soja transgênica. As multinacionais seriam a Bunge, fabricante do óleo Soya, e a Cargill, que fabrica o óleo Liza. De autoria da deputada Selma Schons (PT-PR), o requerimento para realização do evento foi aprovado ontem pela Comissão de Defesa do Consumidor.
Teste positivo
Schons disse que foi procurada por representantes do Greenpeace, que denunciaram as irregularidades. Segundo ela, a ONG realizou testes de fita Trait/SDI, que detectam organismos geneticamente modificados, nas fábricas da Bunge, em Ourinhos (SP) e Dourados (MS); e da Cargill, em Três Lagoas (MS), e o resultado foi positivo. "A denúncia revela desrespeito ao consumidor. A legislação determina que todo produto contendo mais de 1% de transgênico deva trazer essa informação em seu rótulo", explica a deputada.
Participantes
Deverão participar da reunião entidades e órgãos governamentais relacionados ao tema, como os ministérios da Justiça; do Meio Ambiente; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); o Ministério Público Federal; o Greenpeace; e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
A data da audiência ainda não foi definida.
Notícias anteriores:
Greenpeace reivindica rótulo de óleo com soja transgênica
Denúncia de transgênicos em óleos comestíveis será apurada
Projeto exige rotulagem de transgênicos para exportação
Reportagem - Oscar Telles
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR