Política e Administração Pública

Planos poderão cobrir cirurgia de reversão de esterilidade

07/11/2005 - 15:55  

Os planos privados de saúde poderão ser obrigados a cobrir cirurgias de reversão de laqueadura tubária e vasectomia, procedimentos médicos usados para esterilização feminina e masculina. É o que prevê o Projeto de Lei 5907/05, dos deputados Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP) e Pastor Reinaldo (PTB-RS).
Os parlamentares salientam que atualmente os planos privados negam cobertura a essas cirurgias, o que eles consideram um desrespeito aos usuários. Os deputados lembram que fatores como novo casamento, morte de filho ou desejo de uma nova criança na mesma relação costumam levar homens e mulheres a procurar hospitais em busca da volta da fertilidade, o que pode ser feito com cirurgias relativamente simples.
Os deputados argumentam ainda que, em algumas regiões, a laqueadura representa a principal forma de contracepção feminina, e a cirurgia muitas vezes é feita em mulheres jovens, que posteriormente se arrependem.

Pesquisa
Um estudo realizado com quase 100 pacientes que procuraram o Hospital Universitário de Brasília (HUB) para fazer a reversão da laqueadura, entre 1996 e 2005, comprovou que as mulheres fazem essa cirurgia muito jovens e acabam se arrependendo.
De acordo com a pesquisa, 47% das entrevistadas se submeteram à esterilização na faixa de 20 a 25 anos e 35% entre 26 e 30 anos, períodos que representam o auge da fertilidade para as mulheres.
Para Elimar Máximo Damasceno e Pastor Reinaldo, esses fatos demonstram que as cirurgias reversivas têm que estar ao alcance das mulheres e que os planos de saúde devem cobrir esse procedimento médico.

Tramitação
O PL 5907 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto permite ligadura de trompas após parto ou aborto
Comissão vota projeto sobre laqueadura e vasectomia

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Rodrigo Bittar

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.