Detector de metal em ônibus é rejeitado por comissão
01/11/2005 - 17:06
A Comissão de Viação e Transportes rejeitou, na última quarta-feira (26), o Projeto de Lei 3569/04, que torna obrigatória a instalação de detectores de metais nos ônibus interestaduais.
De acordo com o projeto, do deputado Fernando de Fabinho (PFL-BA), o equipamento deve ser operado pelo motorista ou pelo cobrador do ônibus, após ter concluído treinamento específico. Os passageiros deverão passar com suas bagagens de mão pelo detector de metais antes de entrar no veículo. Caso o equipamento indique a presença de algum metal, o portador deverá exibi-lo para mostrar que não se trata de arma branca ou de fogo.
Inaplicabilidade
Na opinião do relator, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), no entanto, a proposta é inaplicável no sistema de transporte coletivo, porque o motorista e o cobrador não têm treinamento adequado. O sistema, segundo Albuquerque, também poderia atrasar os horários dos ônibus. "Fazendo analogia com a aviação, não é o piloto que faz o exame de cada passageiro. O passageiro passa por detector de metais na hora do check-in, no aeroporto, antes de embarcar. Já imaginaram fazer isso nos ônibus em plena hora do rush?", questionou.
Na avaliação de Albuquerque, uma solução para a violência nas estradas seria propor a instalação do aparelho nos terminais rodoviários, e não nos veículos. "Onde há terminais rodoviários e houver o devido investimento para a instalação desses detectores, tudo bem. Mas aplicar isso ao veículo e atribuir ao motorista uma função que não é sua é inconcebível", acrescentou.
Tramitação Reportagem - Adriana Resende
A matéria será examinada agora pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como foi rejeitado na primeira comissão, o projeto deverá ser votado pelo Plenário, caso seja aprovado em pelo menos uma das outras comissões.
Edição - Sandra Crespo
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR