Seguridade aprova adaptação de ônibus a deficientes
28/10/2005 - 20:25
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, na última quarta-feira (26), o Projeto de Lei 1602/03, do deputado Leonardo Mattos (PV-MG), que condiciona os financiamentos e empréstimos governamentais para aquisição de veículos de transporte público à correta adaptação do veículo ao uso de pessoas portadoras de deficiência.
O relator da matéria na comissão, deputado Osmânio Pereira (PTB-MG), defendeu a aprovação da medida. "O projeto é meritório e oportuno, pois são preceitos constitucionais a proteção e a integração social das pessoas portadoras de deficiência", resume.
Frota reduzida
Osmânio Pereira lembra que, atualmente, o assunto é regulamentado de modo superficial pela Lei 10098/00. Essa lei dispõe que os veículos de transporte coletivo "deverão cumprir os requisitos de acessibilidade estabelecidos nas normas técnicas específicas". O relator explica que esse preceito representa mais uma diretriz do que um dever a ser cumprido. "Como resultado, tem-se que a frota de veículos adaptados mostra-se bastante reduzida, muito aquém da necessidade real, chegando a ser inexpressiva em muitos dos municípios brasileiros, enquanto as pessoas portadoras de necessidades continuam enfrentando várias dificuldades para se locomover", ressalta.
O deputado observa ainda que, como grande parte da frota é adquirida por meio de financiamento com recursos públicos, o projeto tende a apresentar eficácia no aumento da proporção de veículos adaptados, conferindo maior dignidade e cidadania àqueles que deles necessitam.
Tramitação
O projeto agora será examinado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto pode ser aprovado em caráter conclusivo pelas comissões.
Notícias anteriores:
ONG pede acessibilidade nos transportes públicos
Ônibus interestaduais podem ser adaptados para deficientes
Comissão aprova projeto sobre banheiro para deficiente
Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Sandra Crespo
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR