Educação aprova criação de universidade no sertão do Ceará
21/10/2005 - 18:02
A Comissão de Educação e Cultura aprovou na última quarta-feira (19) autorização ao Poder Executivo para criar a Universidade Federal do Sertão Central do Ceará. A instituição, prevista no Projeto de Lei 3950/04, do deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), terá sede na cidade de Quixeramobim, que congrega 21 municípios e uma população aproximada de 430 mil habitantes.
De acordo com o projeto, a nova universidade vai ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária no âmbito regional. Para sua manutenção, será inserida dotação específica no Orçamento da União.
Concepção elitista
O relator da matéria na comissão, deputado Antenor Naspolini (PSDB-CE), defendeu a aprovação do projeto ao lembrar que o Brasil figura entre os países com menores taxas de acesso da população ao ensino superior. Segundo ele, essa situação é o resultado histórico de uma concepção elitista da sociedade, que terminou se reproduzindo em todos os níveis da educação brasileira.
Para o deputado, cabe ao Estado complementar a oferta de cursos superiores, com base na distribuição social e geográfica do País. Nesse sentido, ele defende investimentos na criação de universidades nas regiões mais carentes, como Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
Tramitação Reportagem - Newton Araújo Jr.
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Rejane Oliveira
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR