Saúde

Projeto cria fundo emergencial para financiar ações contra Covid-19

Recursos virão de 20% do patrimônio dos demais fundos públicos

14/04/2021 - 12:54  

O Projeto de Lei 923/20 cria um fundo para financiar ações de combate à Covid-19 nas três esferas administrativas (União, estados e municípios). O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Ronilma Santos/SGRBA
Saúde - coronavírus - Covid-19 pandemia hospitais SUS Sistema Único de Saúde rede hospitalar acesso consultas tratamentos pacientes Amazônia Norte (barco-hospital Papa Francisco, do governo do Pará)
Recursos do fundo serviriam para fortalecer a infraestrutura do SUS

Conforme a proposta, o Fundo Emergencial de Enfrentamento do Coronavírus (FEEC) será formado por 20% do patrimônio dos demais fundos públicos. Os recursos vão financiar ações como fortalecimento da infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) e abastecimento nacional de antivirais, vacinas e testes diagnósticos.

O texto é do ex-deputado Assis Carvalho (PI), falecido em julho. Para ele, o fundo poderia dar o suporte financeiro necessário para conter o avanço do coronavírus nos estados. Ao apresentar o projeto, o parlamentar argumentou que os chefes do Executivo estadual precisam de recursos para garantir o enfrentamento da pandemia em seus territórios.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 923/2020

Íntegra da proposta