Política e Administração Pública

Finanças aprova auditoria do TCU em reservas cambiais

07/10/2005 - 16:16  

O Tribunal de Contas da União (TCU) deverá realizar auditoria para avaliar as operações realizadas pelo Banco Central na administração das reservas cambiais. O requerimento solicitando a inspeção, de autoria do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi aprovado na última quarta-feira (5) pela Comissão de Finanças e Tributação.
No requerimento, o deputado pede que a auditoria seja feita entre 1997 e o final de agosto deste ano. Ele lembra que há alguns anos o TCU não faz a auditagem das reservas, composta de ativos diversificados como ouro, títulos da dívida externa brasileira e de outros países, moedas estrangeiras e aplicações de curto e longo prazo. No final de setembro, as reservas depositadas no Banco Central somavam US$ 57,04 bilhões (cerca de R$ 135 bilhões).

Primeira inspeção
A primeira auditoria realizada pelo TCU nas reservas internacionais foi solicitada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, em 1996. A comissão queria informações sobre a relação do Banco Central com corretoras e bancos em operações financeiras feitas com as reservas. Na época, o tribunal criticou a autoridade monetária por não repassar todas as informações solicitadas. O TCU também apontou falhas no controle interno da administração das reservas internacionais.

Notícias anteriores:
Henrique Meirelles diz que BC continuará a comprar dólares

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.