Trabalho, Previdência e Assistência

Afonso Motta é o novo presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público

Deputado defende papel de resistência à precarização

10/03/2021 - 11:34  

O deputado Afonso Motta (PDT-RS) foi eleito nesta quarta-feira (10) presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. O mandato é de um ano. Ele recebeu 13 de um total de 14 votos – um em branco.

Ao tomar posse, Motta destacou o papel de resistência do colegiado contra tentativas de precarização das relações sociais e de trabalho. “É um momento difícil, não só pela pandemia, mas pelo crescimento da desigualdade no nosso País, do desemprego, pelas tentativas e realizações, como ocorreu ontem, de também precarizar e limitar papel do servidor público e do próprio Estado brasileiro. Queremos, com toda a humildade, dar continuidade a esse trabalho [de resistência]”, disse Motta.

Ele destacou ainda o desafio de organizar os trabalhos, sobretudo considerando as limitações impostas pela pandemia, que exige a alternância de reuniões presenciais e virtuais.

“São numerosas as proposições legislativas e há uma exigência muito grande pela designação de relatores”, reconheceu. “Estamos abertos e à disposição para que, mesmo com o volume represado e com a necessidade de indicação de relatores, a gente possa chegar a um bom termo na definição da pauta”, concluiu.

Perfil
Afonso Motta, 71, é advogado, nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e está no terceiro mandato de deputado federal. Já foi líder do PDT entre os anos de 2015 e 2018 e, atualmente, exerce o cargo de 1º vice-líder do partido. É autor do livro Advogado da Política, de 2014.

Reportagem – Murilo Souza 

Edição – Cláudia Lemos

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.