Agropecuária

Aline Sleutjes é eleita presidente da Comissão de Agricultura

Deputada anunciou que convidará ministra da Agricultura para apresentar as prioridades do ministério

10/03/2021 - 10:56   •   Atualizado em 10/03/2021 - 16:20

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
A Educação como Atividade Essencial. Dep. Aline Sleutjes(PSL - PR)
Aline Sleutjes anunciou que sua primeira medida será convidar a ministra da Agricultura para uma audiência pública

A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) foi eleita presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados para um mandato de um ano. Ao ser eleita, a deputada, integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária, falou da importância do agronegócio brasileiros para a economia do País e para o mundo. “O agro representa 20% do PIB e bate recorde todos os anos na exportação”, disse.

A deputada destacou os esforços do agronegócio em relação ao desenvolvimento tecnológico do setor e defendeu a liberdade econômica dos produtores.

Ao assumir o cargo, anunciou a primeira medida a ser adotada à frente da comissão: vai convidar a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para uma audiência pública. “A ministra é uma grande parceira do setor e terá a oportunidade de falar das prioridades do ministério”, disse.

A nova presidente da Comissão de Agricultura também manifestou sua preocupação em conciliar a produção rural e o meio ambiente. “Posso assegurar que meio ambiente e agronegócio andam juntos”, ressaltou.

Aline Sleutjes está no seu primeiro mandato como deputada federal e, na Câmara, ocupou os cargos de vice-líder do PSL e do governo.

Foi relatora de dois projetos já aprovados pela Câmara e que aguardam votação no Senado: o PL 1494/2020, que permite o atendimento na modalidade telessaúde para fins terapêuticos e terapêuticos educacionais; e o PL 2868/2019, que trata do apoio e integração social de pessoas com deficiências.

Aline Sleutjes é professora e, antes de chegar à Câmara, foi vereadora no município de Castro (PR) por dois mandatos.

É formada em Educação Física e tem pós-graduação em Gestão Escolar. No município de Castro, foi coordenadora do Departamento de Esporte e Lazer e diretora de escolas.

Oriunda de uma família de produtores rurais, Aline Sleutjes atua em defesa do setor desde seu primeiro mandato como vereadora, em 2004. Como deputada federal, ocupou uma secretaria na Frente Parlamentar da Agropecuária e atualmente é coordenadora institucional da entidade, com a atribuição de intermediar o diálogo da FPA com o Executivo e o Legislativo.

A deputada também atua na câmara setorial do Leite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Reportagem - Antonio Vital
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.