Cidades e transportes

Comissão de Desenvolvimento Urbano elege José Priante

Novo presidente quer promover debate nacional sobre saneamento básico, mobilidade urbana e déficit habitacional

10/03/2021 - 10:31   •   Atualizado em 10/03/2021 - 17:30

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados elegeu por unanimidade o deputado José Priante (MDB-PA) como presidente do colegiado para mandato de um ano.

A presidência das comissões é distribuída entre os partidos de acordo com o número de deputados de cada um. Eles também indicam os integrantes das comissões. A CDU é composta por 18 titulares e 18 suplentes.

 

 

Priante afirmou que vai privilegiar o trabalho coletivo. "Procurarei conduzir democraticamente a comissão, dentro de todas as limitações que impõe o momento de pandemia", disse. "Envidarei todos os esforços para construir uma pauta, mesmo que a distância", completou.

Ele também assumiu o compromisso de promover um debate nacional sobre três temas “dolorosos” para a sociedade brasileira: saneamento básico, mobilidade urbana e déficit habitacional. "Áreas que alcançam indicadores alarmantes em todo Brasil", destacou.

José Priante também preside o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados. Já foi presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; da Comissão da Amazônia e de Desenvolvimento Regional; da Comissão de Economia, Indústria e Comércio; da Comissão Especial sobre Proteção Social dos Militares; e secretário de Comunicação. Está no sexto mandato como deputado federal. É advogado, foi vereador em Belém e deputado estadual no Pará.

Atribuições
Na reunião de instalação, o presidente anterior, deputado Pastor Marco Feliciano (Republicanos-SP), fez um balanço da sua gestão e destacou que a comissão analisa matérias próximas da vida dos cidadãos.

A CDU foi criada em 1985. Acompanha políticas de habitação, transporte urbano, saneamento, ocupação do território, regiões metropolitanas e microrregiões.

Saiba por que as comissões são importantes

Da Redação - CL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.