Acordo ambiental entre Brasil e Peru é aprovado na CCJ
23/09/2005 - 20:09
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na última quarta-feira (21), o acordo na área de recursos naturais e meio ambiente entre Brasil e Peru. O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1736/05 complementa o Acordo Básico de Cooperação Técnica assinado entre os dois países em Brasília, em 20 de agosto de 2004.
Para o relator da proposta, deputado Odair Cunha (PT-MG), tanto o projeto de decreto legislativo quanto o acordo obedecem aos requisitos constitucionais formais. "Ambos estão em inteira conformidade com a legislação vigente e não há qualquer restrição quanto aos textos apresentados", afirma Cunha.
Capacitação
O acordo pretende capacitar técnicos e especialistas para atuar nas áreas de reflorestamento, controle do tráfico de espécies da fauna e da flora, gestão e manejo de recursos hídricos, conservação da biodiversidade e controle do comércio ilegal de madeiras. O objetivo é melhorar o aproveitamento dos recursos naturais renováveis dos dois países nos territórios amazônicos.
Tramitação Reportagem - Adriana Resende
O projeto, apresentado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional a partir de mensagem do Poder Executivo (MSC 125/05), já foi aprovado pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. O texto ainda será analisado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde aguarda parecer do relator, deputado Paulo Baltazar (PSB-RJ). Em seguida, será votado pelo Plenário.
Edição - Maria Clarice Dias
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.