Cidades e transportes

Projeto torna obrigatória a reciclagem periódica de profissionais que atuam na formação de condutores

Conteúdo, carga horária e periodicidade serão definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito

11/02/2021 - 13:48  

O Projeto de Lei 137/21 altera o Código de Trânsito Brasileiro para tornar obrigatória a constante capacitação de profissionais que trabalham com a formação de condutores. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Acervo Câmara dos Deputados
Deputado Hercílio Coelho Diniz
Coelho: falta garantia de que atividades sejam ministradas por profissionais atualizados

Segundo a proposta, examinadores, diretores, instrutores e demais profissionais que atuam em centros de formação, aperfeiçoamento ou reciclagem de condutores devem participar, em intervalos de no máximo cinco anos, de cursos de atualização em trânsito, com conteúdo, carga horária e periodicidade definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Autor do projeto, o deputado Hercílio Coelho (MDB-MG) afirma que o País já conta com regulamentação detalhada sobre os conteúdos e cargas horárias das atividades de treinamento e reciclagem dos condutores, bem como sobre as formas de avaliação teórica e prática, mas ainda falta a garantia de que essas atividades sejam ministradas por profissionais atualizados.

“Instituir a reciclagem obrigatória para todos os profissionais diretamente envolvidos nas atividades de treinamento e formação de condutores é garantir que os novos motoristas e também aqueles que estejam em processo de readequação sejam orientados e treinados por profissionais devidamente atualizados e capacitados”, argumenta.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza

Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta