Política e Administração Pública

Comissão aprova identificação de embalagens poluentes

21/09/2005 - 20:06  

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou hoje o Projeto de Lei 4906/05, do deputado Jefferson Campos (PMDB-SP), que determina a identificação de embalagens não-biodegradáveis (que não se decompõem facilmente após descartadas) com uma tarja indicando sua natureza. Quem descumprir a norma, de acordo com o texto, poderá pagar multa de R$ 100 mil. Os reincidentes, inclusive, poderão ter cancelada a licença para fabricação do produto.
A relatora da matéria na comissão, deputada Ana Guerra (PT-MG), acredita que o projeto traduz de forma prática o direito do consumidor de ter a informação adequada e clara sobre os produtos que consome. Outro benefício da proposição, segundo a deputada, é que a informação a respeito da natureza da embalagem facilitará o processo de reciclagem, com destaque para a geração de empregos.
Com o incentivo à reciclagem, diz Ana Guerra, a poluição será reduzida e a extração de recursos naturais, diminuída.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.