Política e Administração Pública

Agricultura aprova isenção de ITR para idosos

21/09/2005 - 19:16  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou hoje substitutivo ao Projeto de Lei 730/03, que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) para pessoas com 60 anos ou mais. De acordo com o texto, de autoria do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), a isenção valerá para propriedades rurais individuais de até 150 hectares.
O substitutivo do relator, deputado Josias Gomes (PT-BA), acrescenta a exigência de o imóvel ser produtivo e o agricultor não possuir outro imóvel rural para ter direito ao benefício. "O projeto representa mais uma contribuição para a política de defesa e proteção do idoso", diz o relator.

Permanência no campo
Segundo o autor do texto, a medida amenizará a situação financeira dos proprietários rurais que "sustentaram por toda a vida o crescimento da Nação". O deputado afirma também que a aprovação da proposta incentivará a permanência do homem no campo, diminuindo o êxodo de jovens para as cidades.

Tramitação
Tramitando em caráter conclusivo, a proposta será analisada agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.