Política e Administração Pública

Presidente do Senado defende pacificação das instituições

Para Rodrigo Pacheco, é preciso trabalhar na busca de consensos em favor do desenvolvimento social e econômico

03/02/2021 - 18:18  

O presidente do Senado e da Mesa Diretora do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), pediu a pacificação das instituições no País, com respeito à harmonia e à independência dos três Poderes e aos princípios republicanos.

“É hora de deixar de lado as diferenças e de trabalhar pelos consensos, em busca do desenvolvimento social e do crescimento econômico”, afirmou Rodrigo Pacheco nesta quarta-feira (3), durante a sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos da 3ª sessão legislativa da 56ª legislatura (2019-2023).

“Acredito no Brasil, peço a todos que tenham essa crença”, exortou Pacheco. Ele lembrou que os ânimos da sociedade estão em constante mutação e inexiste pensamento único e homogêneo. “Nenhum extremo interessa”, analisou.

Prioridades
Em seu pronunciamento, o presidente do Senado disse que as prioridades legislativas serão as mudanças estruturais para destravar a economia, como as reformas tributária e administrativa, e a geração de mais e melhores empregos.

Rodrigo Pacheco afirmou ainda que é urgente o enfrentamento da pandemia. “É preciso cuidar racionalmente da saúde”, analisou, ao defender a vacinação em massa, apoiar o programa de imunização e homenagear os profissionais do setor.

“A pandemia causou 227 mil mortes e um luto profundo”, disse. “Mas as vacinas estão chegando, é preciso que população tenha acesso a elas. Vamos buscar as medidas legislativas necessárias e cobrar as autoridades.”

Para o presidente do Senado, é preciso haver negociação entre o Congresso e a equipe econômica na busca de medidas que combinem a ajuda às pessoas em situação de vulnerabilidade, como auxílio emergencial, com o equilíbrio fiscal.

Rodrigo Pacheco colocou como objetivos o fortalecimento do pacto federativo, com redução das desigualdades regionais e apoio aos municípios, e avanços na segurança pública, na prestação jurisdicional, no combate à corrupção, na preservação do meio ambiente e nas ações afirmativas destinadas a mulheres.

No início dos trabalhos, diante de manifestações de parlamentares favoráveis e contrários ao presidente Jair Bolsonaro, presente à sessão solene, o presidente do Senado alertou para a importância do respeito às divergências.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.