Finanças aprova armazenamento eletrônico de documentos
16/09/2005 - 15:28
A Comissão de Finanças e Tributação aprovou, na última quarta-feira (14), o Projeto de Lei Complementar 221/04, que permite a substituição de documentos e comprovantes de escrituração comercial e fiscal por microfilmes ou imagens digitalizadas, até a prescrição dos respectivos créditos.
Ao recomendar a aprovação da medida, a relatora, deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), disse que o projeto, de autoria do deputado Max Rosenmann (PMDB-PR), moderniza o Código Tributário Nacional (Lei 5172/66). Ela argumentou ainda que o novo sistema impede a manipulação de dados fiscais, pois uma de suas exigências é que o processo de armazenamento eletrônico não permita regravação.
Lei exige documentação
As empresas são obrigadas por lei a manter livros com informações do movimento fiscal e comercial. A documentação deve incluir dados como balanço financeiro, folha de pagamento, cadastro de fornecedores e clientes, descrição e valor dos insumos adquiridos e notas fiscais emitidas.
Tramitação Reportagem - Janary Júnior
O projeto será encaminhado ao exame da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, será analisado pelo Plenário.
Edição - Rejane Oliveira
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.