Política e Administração Pública

Meio Ambiente rejeita Comissão de Risco Ambiental

15/09/2005 - 19:53  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável rejeitou o Projeto de Lei 3559/04, que cria a Comissão de Risco Ambiental. De autoria do deputado Raul Jungmann (PPS-PE), o projeto objetiva acompanhar a gestão de recursos financeiros governamentais e privados sobre o meio ambiente.
A Comissão de Risco Ambiental, de acordo o texto, estará vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e ao Banco Central, atuando em conjunto com o Conselho Monetário Nacional. Este será responsável por estabelecer resolução sobre a análise de riscos ambientais na concessão de créditos com prazo superior a um ano.

Estudo de impacto ambiental
O relator da proposta na comissão, deputado César Medeiros (PT-MG), ao sugerir a rejeição da medida, explicou que a realização de estudos de impacto ambiental já está prevista na legislação. Atividades com potencial de causar degradação ao meio ambiente estão sujeitas à realização prévia do Estudo de Impacto Ambiental, "instrumento dos mais importantes para a análise da viabilidade ambiental de um empreendimento ou atividade", avalia Medeiros.
O relator afirmou ainda que o Brasil se destaca por ter criado o Protocolo Verde, em 1995. Pelo acordo, os bancos oficiais se comprometem a adotar práticas ambientais menos nocivas em suas operações, além de incorporar a análise do risco ambiental em seus financiamentos.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue para análise nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/RCA

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.