Meio ambiente e energia

Projeto suspende reajuste tarifário da Centrais Elétricas do Pará

Reajuste foi autorizado pela Aneel; autor do projeto considera aumento abusivo

22/01/2021 - 12:43  

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 362/20, que susta o reajuste tarifário anual de 2020 da Centrais Elétricas do Pará (Celpa) autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A medida impacta todos os 144 municípios do estado, afetando cerca de 2,7 milhões de consumidores.

Dep. Cassio Andrade
Cassio Andrade, autor do projeto de lei

Na justificativa do projeto, o autor da proposta, deputado Cássio Andrade (PSB-PA), diz que, ao contrário da alegação da Aneel, o reajuste na tarifa, que pode chegar a subir 2,97%, supera a inflação estimada para os últimos 12 meses, que é de 2,50%, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

"Concluímos, portanto, que foram adotados, na resolução, critérios que apresentaram viés favorável à distribuidora Equatorial Energia Pará e prejudicial a seus consumidores, o que feriu o princípio da isonomia, ou da igualdade, previsto no artigo 5º da Constituição Federal, tornando-a ilegal", afirma o deputado.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo

Da Redação - AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta